quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Des-Tratado das Leis para (não) se cumprirem Neste País Desas-Trado do Não! ou Um texto crítico Qualquer, de Rafael Vespasiano. Publicado pela Litteris Editora. 1ª Edição, 2017.


Apresentação do Poeta:

“RAFAEL VESPASIANO FERREIRA DE LIMA nasceu em Maceió, capital alagoana. Morou na cidade natal até os quinze anos, quando, em 1998, mudou-se para Brasília, onde vive até hoje, contudo sempre retornando à terra natal, pois suas origens são muito importantes para o seu fazer literário.
Formado em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, em 2011, pelo UniCEUB, Centro Universitário de Brasília. Com especialização em Literatura Brasileira lato sensu, pela Universidade Católica de Brasília, UCB, em 2013.
Sua monografia como conclusão da Graduação chama-se: A memória como testemunho na obra Angústia de Graciliano Ramos. Já o Trabalho de Conclusão do Curso de especialização em Literatura, também questionou as questões relativas ao rememorar: Nos longes da noite: memória, infância e poesia em Manuel Bandeira.
Escreve poemas lírico-amorosos desde os 16 (dezesseis) anos, depois passou a escrever versos decadentes e satíricos. Além de ‘poemas-híbridos’ de tom melancólicos, reflexões do mundo pós-moderno, que está perdendo o seu eixo de orientação, pois nada mais é “pensado”, apenas tomam-se atitudes que não resolvem o verdadeiro problema, qual seja: a Humanidade está à deriva existencial, no século XXI, 2017. A questão mnemônica também aparece em muitos de seus poemas e escritos.
Escreve ainda acrósticos, ensaios literários, artigos acadêmicos sobre Literatura, principalmente, a Brasileira. Resenhas sobre livros -, (romances, contos, crônicas, novelas, livros de poemas e de teatro, e, também escreve sobre livros teóricos, dentro do âmbito da Teoria Literária) -, além de críticas sobre filmes dos mais variados estilos e diretores.
Possui o blog, www.rafaelvespasiano.blogspot.com.br, no qual publica, principalmente, as críticas cinematográficas, algumas de suas produções poéticas e alguns escritos sobre Literatura.
Membro da Academia Cruzeirense de Letras, na função de sócio correspondente. Efetivado e eleito em 2017.”






Apresentação da Obra:

Des-Tratado das Leis para (não) se cumprirem Neste País Desas-Trado do Não! ou Um texto crítico Qualquer,  de Rafael Vespasiano. Publicado pela Litteris Editora. 1ª Edição, 2017.

“A respeito do gênero literário do ora exposto mais adiante, pode-se até dizer que não é literário, mas apenas “crítico”? (Isto não é Literatura!?). Vamos de crônica (s), de caráter jocoso-jurídico, fictício, porém verossímil, e épico-lírico-dramático-narrativo, cômico, por isso mesmo prosaico-poemático. Quem sabe remeta aos cronicões medievais, que são narrativas de fatos históricos importantes; porém, nossa intenção, se existe uma, é a de (des) construir tudo, inclusive o caráter cronológico deste gênero medievo – o que nos serve mais deste são suas tendências ao heroísmo, que defenestramos na vilania típica dos dias de sempre, e ao tom sobrenatural que marca aquele gênero, revelando os tempos sombrios do cosmos na atualidade apocalíptica, vivida desde sempre.

Nem mesmo falo em prosa lírica – por acaso, este discurso possa ter um tom panfletário e não atemporal, mas datado. Pode-se até atribuir um certo tom ensaístico, acadêmico, sem academicismo, entretanto; agora, o texto é parabólico e profético, pode até ser, quem sabe?! Enfim, pretensamente, nada de útil para o povo desta Nação dos Con-Fins do Cosmos-Caos. ”


Vendas:

com o autor no e-mail: 

rafaelvespasiano@gmail.com

Valor: 18,00 + frete


Nenhum comentário:

Postar um comentário